Minha história

Há 25 anos atuando na área de saúde suplementar, entendo que, como na Medicina que é melhor prevenir e manter a saúde que tratar a doença, o mesmo se aplica no Direito. As empresas e as pessoas, todos temos obrigações legais, contratuais e negociais. Meu papel é auxiliá-los no cumprimento dessas obrigações, assessorá-los, acompanhá-los nas questões negociais, atuando preventivamente e agregando valor às ações a partir da contribuição jurídica.

Com forte atuação extrajudicial, com ênfase em contratos, conformidade regulatória e soluções extrajudiciais para prevenção ou resolução de demandas.

Também participo no aconselhamento e na assessoria jurídico estratégica.

A minha prestação de serviços é intrinsicamente alinhada aos valores pessoais e profissionais estabelecidos de transparência, integridade, ética, comprometimento, respeito às instituições e às partes.

Aos 15 anos de idade eu já havia escolhido o Direito como profissão. Aos 18, morando no exterior, pensei na carreira diplomática, eis que o direito, idiomas, comunicação e relações institucionais já faziam fazem parte do meu campo de estudo e interesses. Retornando ao Brasil, iniciei a prática jurídica com foco no direito civil e imobiliário, tendo tido oportunidade de atuar no direito do consumidor, como estagiária em órgão de fiscalização e depois treinando e preparando empresas nesse cenário. Dessa experiência, iniciei em 1996 a minha jornada pela saúde suplementar e no cooperativismo médico, como advogada corporativa, exercendo funções de aconselhamento, treinamento, adequação e defesas regulatórias, além da assessoria jurídico estratégica.

À prática jurídica, somam-se ainda os estudos, treinamentos e serviços relacionados à Negociação e Mediação Comercial.

Eu decidi fazer o que faço porque acredito que o caminho oferecido pela justiça, através de boas práticas, contribui para relações pessoais, profissionais e comerciais mais harmônicas, equilibradas e mais satisfatória a todos. É um caminho de encontro e avanços nos interesses mútuos das partes envolvidas.

Currículo

Especialista em Direito Civil pela Universidade Estácio de Sá e bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Advogada especializada em contratos, direito regulatório, empresarial, direito cooperativo e direito do consumidor.

Desde 1996, atua na área de saúde suplementar, assessorando Operadoras de Planos de Saúde e Cooperativas Médicas.

Palestrante em diversos eventos relacionados à regulamentação em saúde suplementar, direito do consumidor, cooperativismo e assessoria jurídica empresarial.

Professora convidada e coautora do livro texto da disciplina “Aspectos Jurídicos no Setor de Saúde” do MBA em Gestão em Saúde da Fundação Getúlio Vargas.

Co-autora da Coletânea Legislativa sobre Planos Privados de Assistência à Saúde – Lumen Juris – Ed. 2005.

Formada em técnicas de negociação e mediação de conflitos (Harvard Faculty Club, on demand (2015), FGV Mediação e Arbitragem (2016), Mediação – MWI Mediation Works Incorporated – Boston-MA (2017), Desenho de Sistemas de Disputas – Unieducar (2017), e Técnicas Essenciais de Negociação e Mediação (Ministrado na Câmara de Comércio Brasil-Canadá (SP) em parceria com Strauss Institute for Dispute Resolution/Pepperdine University – 2019).

Mediadora certificada pelo ICFML (2018), único instituto internacional habilitado a certificar mediadores em língua portuguesa nos padrões internacionais definidos pelo IMI (International Mediation Institute), com formação e treinamento pelo MWI – Mediation Works Incorporated – Boston/MA (2017), sólida instituição de treinamento e serviços de negociação e mediação.

Participa em caráter permanente de diversos cursos de atualização e aprimoramento profissional.

Sócia fundadora de Elizabeth T. Martins Advocacia, escritório de advocacia e assessoria jurídica empresarial estabelecido no Rio de Janeiro-Brasil.

Fluente em português e inglês.